Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Como fazer uma resenha de cosmético decente

“Quem é a Maria na fila do pão pra querer ditar regra de como fazer resenha?”
Isso mesmo. Ninguém. Mas como esse espaço é meu e eu posto o que eu quiser, resolvi que ia meter o bedelho nas resenhas de cosméticos/maquiagens, sim!

Desde que comecei a trabalhar como redatora na área de perfumaria, fazendo uma curadoria de protudos e criando descrições para eles, me vi entrando em blogs focados em beleza e cosméticos com bastante frequência. Se no início eu boicotava esse tipo de blog, devo admitir que hoje os amo por salvarem a minha vida — tanto na hora de estudar os produtos quanto na hora de escolher meus próximos investimentos.

O fato é que tem muito blog por aí que faz resenhas boas e outros que fazem resenhas meio nada a ver. Resenhas incompletas, faltando informações importantes, esse tipo de coisa.

Então, como leitora de resenhas de cosméticos, resolvi expressar a minha opinião e dizer o que eu particularmente gostaria de ver nas resenhas. Não é um tutorial de como fazer resenha de produto, mas sim umas dicas pra fazer uma resenha mais completa que tire as dúvidas de todos.

Algumas coisas vão parecer bem óbvias, mas tenham em mente que tem sim gente que faz resenha sem esses itens, e fica bem feio, haha.

As dicas aqui apresentadas servem tanto para dermocosméticos quanto maquiagens, produtos para cabelo, qualquer coisa dentro desse universo vaidoso supostamente feminino.


Então vamos lá:

#1: Explique porquê você quis provar o produto

Sei que não parece, mas é importante sabermos os motivos pelos quais você resolveu testar. “Ah, quis testar porque achei bonito” é um motivo válido? Sim, é. Mas também é um motivo fraco. Geralmente as pessoas escolhem os produtos pelo que está sendo falado deles, pelas propriedades da fórmula ou por algum problema que a pessoa está enfrentando.

Não tenha medo de falar que tem problema com acne ao fazer a resenha de um gel secativo de espinhas. Não tenha medo de admitir que seu cabelo está um cocô ao fazer resenha de um produto capilar. Não tenho medo de dizer que só foi na onda dos outros e quis provar o produto que tá na moda. Apenas explique o porquê esse produto te interessou.

#2: Descreva o produto nas palavras da marca

Sempre coloque as palavras da marca. Pode ser copiada do site ou do rótulo mesmo, mas deixe claro o que a marca promete, pois só assim dá pra saber se o produto cumpre seu papel.

#3: Descreva as propriedades do produto

O produto tem manteiga de karité? Tem extrato de ervas com propriedades emolientes e antioxidantes? Deixe isso claro na sua resenha. É legal saber os ativos dos produtos e suas respectivas ações no corpo.

#4: Sua experiência

Por incrível que pareça, tem gente que esquece de contar a experiência que teve com o produto ao falar dele. Fala de tudo que está citado acima, mas esquece de falar das primeiras impressões, da sensação e dos resultados. Só fala um “maravilhoso, amei” ou diz que não gostou, sem contar a maneira que fez a aplicação do produto e os resultados disso.

#5: Composição do produto

Pelo amor de Deus, coloque a composição do produto. Não peço isso de maneira dramática só por causa do meu trabalho, mas porque ajuda muita gente que tem alergia a alguns compostos ou restringe o uso de certas substâncias e que perde dinheiro comprando coisa que não vai conseguir usar.

Se você tiver preguiça de digitar as palavrinhas esquisitas da embalagem, não tem problema, só tira uma foto. Certifique-se de que está tudo legível e pronto, só editar a foto e postar no blog. Não é tão difícil, é bem tranquilinho e todo mundo fica feliz.

#6: Sua opinião

Agora é a hora que você pode dizer “uhul, gostei” ou “achei mó meh”. Sinta-se à vontade para falar o que te agradou e o que não te agradou no produto, de preferência faça isso pra que mais pessoas entendam os possíveis prós e contras do que estão pensando em comprar. Se tiver alguma dica para dar em relação ao produto, dê. Se joga, não retém nada, não, só vai.

***

Não sei o que eu espero com este post. Acredito, na verdade, que poucas pessoas irão ler, e que não vou atingir o meu público pretendido, mas fica aqui pra quem quiser saber o que eu acho que qualifica uma boa resenha de um produto nessa maravilha que é a interwebssss.

Beijinhos. ♥

4 comentários

  1. Tu tem poder viu gata, me fazer ler esse tipo de post não é pra qualquer um, mas sim eu li, rs. Confesso que não costumo acompanhar muito esse tipo de blog justamente por esses motivos. Nunca acho que realmente estou bem informada sobre tal produto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É um post de utilidade pública, o seu! Não faço resenha de produto, porém acho chato ver que nem todo mundo se liga nessas coisas básicas na hora de resenhar algo. Galera acha que resenha é só pra dizer que usou, mas é muito mais que isso :P
    Um beijo!

    www.yeahitsallmine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei um post muito útil viu? E o modo como você fala tem poder haha.
    As digas são realmente necessárias, se faltar isso não é uma resenha de fato.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Como já disseram: post de utilidade pública! Tenho alergia a alguns ingredientes comuns em cosméticos e é terrível ver resenhas que não falam a respeito da composição. :(

    Ainda em tempo: adorei o novo blog/nome/layout! ♥

    Beijos,
    Attraversiamo

    ResponderExcluir