Páginas

domingo, 15 de novembro de 2015

Há mais de 100 anos

Nascia uma nova energia de paz e de luz
Assim começa a saudação às 7 linhas da Umbanda, hino cantado no início de todas as giras do terreiro que eu frequento, saudando a todos os Orixás.

Eu não pretendia falar de Umbanda assim tão cedo, porque estou começando a aprender as coisas agora - apesar de conhecer a religião desde pequena -, mas dia 15 de novembro é o aniversário da Umbanda, e senti que deveria fazer uma homenagem.

Afinal de contas, são 107 anos levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá.

107 anos de intolerância religiosa que a gente combate com amor e caridade.

107 anos de lindos pontos cantados ao som de palmas e atabaques.

107 anos cultuando os Orixás que nos protegem e nos amparam.

107 anos de Caboclos e Pretos Velhos vindo à Terra para ajudar quem precisa.

107 anos de médiuns se dedicando a esse trabalho lindo de caridade.

107 anos de luz, paz, amor e muito axé.

São 107 anos de Umbanda sagrada que o Caboclo das Sete Encruzilhadas veio ensinar.

***

Esta é a minha singela homenagem à religião mais linda que eu conheço.

Pretendo falar um pouco mais sobre ela em postagens futuras. Se você tem curiosidade, fique à vontade pra perguntar o que quiser, tentarei responder com o que sei, ou buscar respostas onde puder. :)

11 comentários

  1. Queria dizer que conheci o seu blog faz poucos dias e que cantinho mais adorável da internet! <3
    Conheço pouquíssimo sobre a Umbanda, o que é uma pena. Adoraria ler um post a respeito, que explicasse as coisas mais básicas mesmo! Informar os leitores nunca é demais, né? E essa sua homenagem foi muito bonita :)
    ;***

    ResponderExcluir
  2. Cara que homenagem linda. É mesmo uma religião muito bonita e de amor, minha tia avó é Umbandista também e já presenciei momentos maravilhosos com ela, sempre com um espírito muito bom e energias positivas. Carinho especial <3 E traga sim mais postagens, será ótimo!!
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu admiro muito a Umbanda, já estudei sobre ela e mesmo não seguindo eu adoro ler artigos sobre. Pesquisar na internet é quase uma facada porque nem tudo é verdadeiro e a maioria dos artigos encontrados são pessoas falando mal da religião!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Conheço pouquíssimo sobre a Umbanda, bem menos do que eu gostaria. Fico triste de pensar que a cultura (e consequentemente as religiões) africana é tão pouco valorizada num país em que ela se faz tão presente. É sempre bom quando surgem posts como o seu pra trazer um pouco mais desse mundo pra gente!
    Adoraria ler um texto mais completo quando você se sentir à vontade para escrever.

    ResponderExcluir
  5. O pouco que conheço sobre Umbanda é o que tive na faculdade na matéria de Sociologia, Filosofia e Ética. Era uma matéria interessante, pena que não foi ministrada com muito cuidado pelo professor responsável. Em um dos semestres nós estudamos as diferentes religiões, fizemos seminários, foi esclarecedor, mas sinto que ainda havia muito a ser abordado.

    Eu adoraria ler mais textos seus, como praticante, sobre a Umbanda. ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu tive cultura religiosa na faculdade, então lembro um pouco das aulas e sempre achei muito legal, mas acho uma pena as pessoas conheceram pouco e terem todo um preconceito por pura ignorância, e ainda é aquela ignorância de medo de conhecer :/
    Vou ficar ansiosa pelos seus textos, porque é sempre bacana conhecer outras religiões, principalmente pela visão de uma praticantes :)
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  7. Até hoje as pessoas tem um preconceito enorme contra a Umbanda, acho isso terrível e muito ignorante, mas fazer o que né?
    Minha mãe frequentava um centro espírita umbandista e cheguei a ir 2 ou 3 vezes lá, achei interessante. =D

    ResponderExcluir
  8. Não conheço tanto sobre Umbanda quanto gostaria, mas achei sua homenagem lindíssima e muito necessária. Me irrita demais que as pessoas estejam sempre prontas pra apontar o dedo na cara da religião do coleguinha, sem ao menos se dar a chance de conhece-la um pouco melhor, como se só existisse uma verdade no mundo, sabe? Mas enfim né, as pessoas.

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Sou totalmente leiga no que diz respeito a religião, mas acho que tudo que faz bem é válido! Queria saber mais sobre a sua relação com a religião, principalmente por ter dito que conhece desde pequena

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Conheço bem sobre o Umbandismo mas confesso que não é muito a minha praia, mas nem por isso desmereço ou tenho preconceito com quem segue a religião.

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente tem muita gente à minha volta aderindo ou falando sobre Umbanda, seria um sinal? Haha! Achei sua singela homenagem muito linda Maria <3 só lamento não conhecer o suficiente pra admirar mais. Espero que a intolerância religiosa desse país hipocritamente católico (ou "cristão") tenha data marcada pra acabar, pois mesmo que demore, pelo menos terá fim. ._.
    Beijo!

    ResponderExcluir