Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

5 coisas que me fazem feliz



Um certo alguém me pediu que procurasse encontrar e definir as coisas que me fazem feliz. Não coisas pequenas, como um sorvete numa tarde de terça-feira muito quente, mas coisas que realmente tocam meu coração, que acendem uma chama dentro de mim e eu que eu lutaria o máximo que eu pudesse para defender. Inicialmente, eu ia apenas anotar isso no meu caderno e levar para esse alguém quando tivesse a oportunidade, mas resolvi compartilhar com vocês essas coisas que deixam a minha vida mais bonita.

Engraçado é que esse post totalmente poderia ter sido inspirado num post recente da Thay, o 10 Coisas que me Fazem Feliz, mas ele surgiu por motivos totalmente diferentes. Não deixei, é claro, de pensar nessa coincidência.

Aqui vão as 5 coisas que realmente me fazem feliz, sem ordem de importância:

A felicidade e o bem estar das pessoas

Eu pensei em terminar a frase com "que eu amo", mas isso excluiria as pessoas que eu não conheço e as pessoas por quem não cultivo nenhum sentimento em particular. Não falo das pessoas que odeio porque o ódio é um sentimento que eu desconheço. Conheço o estresse, a raiva momentânea, mas o ódio e o rancor são sentimentos que não tem espaço na minha vida. Enfim. A felicidade e o bem estar das pessoas me faz feliz. Simples assim. Porque eu acredito que todos nós nascemos pra encontrar o nosso caminho e, com ele, encontrar a felicidade - não tô falando daquela felicidade que é retratada na mídia, onde tudo é motivo pra sorrir e nenhum mal acontece, tô falando da felicidade que pode ser encontrada em todos nós, podendo ser também chamada de paz interior -, e eu vejo que muita gente acaba se desviando desse caminho e perde oportunidades incríveis. Não desviam porque não querem percorrer o tal caminho, mas porque nem sempre é o mais fácil, nem sempre é o que traz mais reconhecimento por parte dos outros (pelo contrário, muito provavelmente é um caminho que a pessoa trilha sozinha, e poucos são aqueles que veem o valor nisso, e sorte da pessoa se ela souber valorizar esses poucos também!), porque às vezes a sociedade tem expectativas que não condizem com esse caminho... Enfim, são inúmeros os motivos.

O que mais vejo por aí são pessoas da minha idade dizendo as palavras "eu não sei o que está acontecendo com a minha vida", "eu não faço a mínima ideia do que eu tô fazendo" ou "queria estar morta", e isso dói bastante. Porque são pessoas que não estão ouvindo seus corações, não estão procurando seguir o caminho que realmente desejam. Pessoas que enterraram os próprios sonhos, perderam a pá para desenterrá-los e não tem vontade de procurá-la.

Não tô dizendo que a vida é um mar de rosas, porque realmente não é. A gente tem que se perder muitas vezes só pra conseguir se achar vez ou outra. Mas independente de todas as coisas ruins que poderiam acontecer, todo mundo acharia a paz interior se escutasse o coração.

Tocar o coração das pessoas com as palavras

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é tocar o coração das pessoas, principalmente através das palavras. Fazer com que elas sintam algo e reflitam sobre isso, não necessariamente para fazer com que elas mudem de opinião, mas que pelo menos considerem uma aproximação diferente às diversas situações. Por isso mesmo gosto tanto de escrever: é mais fácil selecionar bem as palavras pra conseguir o efeito certo, mas muitas vezes palavras simples ditas no calor do momento são tão eficazes quanto. É uma questão de saber o que dizer e quando dizer. Ou de escrever pra que as pessoas leiam quando quiserem - sempre vai ter alguém procurando justamente por aquelas palavras.

Confortar as pessoas

Este item poderia se encaixar no item anterior, porque muitas vezes só palavras já ajudam muito as pessoas, mas eu gosto também de dar abraços e ouvir quando elas precisam desabafar. Eu realmente gosto de confortar as pessoas. Me faz feliz saber que elas podem se sentir um poquinho melhor com a minha ajuda.

Adquirir conhecimento, evoluir constantemente

Não apenas adquirir o conhecimento, mas por em prática as coisas aprendidas, de modo que eu tenha certeza que entendi a coisa toda. E com conhecimento aqui eu me refiro a qualquer tipo: de cultura inútil a respostas para questões sobre a vida, o universo e tudo mais. Tudo isso buscando sempre a evolução pessoal e a autorrealização.

Deus e toda a sua criação

Não tô falando daquele Deus que criou a Terra em 7 dias e criou os seres humanos para ocupá-la e que joga todos no fogo do inferno caso sejam pecadores que não pedem perdão à ele no fim da vida. Eu tô falando daquele Deus bondoso, princípio inteligente do universo, Criador de todas as coisas, que criou o Espírito e designou o ser humano para ser o aparelho que recebe este Espírito. Tô falando daquele Deus que nos dá inúmeras oportunidades de viver e evoluir constatamente, buscando sempre superar nossas dificuldades anteriores. Aquele Deus que deseja ver todos os seus filhos crescerem e chegarem cada dia mais perto d'Ele. Aquele Deus infinito, que nunca parou de criar, e que continua criando coisas maravilhosas em mundos que nós não fazemos nem ideia. Esse é o Deus que eu amo, essa é a criação que eu admiro. Esse é o Deus que me faz feliz.

***

Como vocês podem ver, muita coisa tem a ver com as outras pessoas. As coisas que realmente tocam meu coração estão intimamente relacionadas ao bem estar coletivo. Claro que eu não posso garantir o bem estar de todo mundo o tempo todo, mas, ao contrário do que muitos podem pensar, eu não fico triste por isso.

Fico feliz por conseguir fazer alguém sorrir hoje, num mundo no qual as pessoas insistem em manter a tristeza por perto, abraçam o desânimo e cultivam o coração vazio.

9 comentários

  1. Essa última frase lacrou o post! <3 Compartilho de algumas das suas felicidades, embora passar o tempo admirando a natureza é algo que realmente me carrega e eu acrescentaria à minha lista! Esse "certo alguém" certamente tem boas perguntas, que despertam coisas em você, hein?! Que lindo!
    Beijão meu amo! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super esqueci do amor que tenho pela natureza! Acho que pensei demais na minha natureza um tanto quanto altruística (até porque 100% altruísta ninguém é, né, somos humanos) e esqueci do poder que a natureza tem de me fazer feliz! Valeu por me lembrar disso, vou anotar e levar pra esse alguém. :3 (um dia explicarei quem é, hihi)

      Excluir
  2. é realmente bonito de ver alguém tão jovem que tem a sua felicidade, em maior parte, concentrada no coletivo. é o tipo de personalidade admirável essa sua, viu? tenho de aprender a ser mais como você HAHAH

    essa pessoa que te propôs ver a felicidade em coisas pequenas vale ouro. Guarde-a pra sempre no coração

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais felicidade no mundo, mais felicidade há para ser compartilhada! Mesmo que eu tenha todos os motivos pra estar triste, saber que meus semelhantes estão felizes me deixam feliz. A felicidade é contagiosa! :) Seria mentira dizer que só isso me faz feliz, porque eu tenho uma dose de individualismo, mas isso não quer dizer apatia e desprezo pelos outros. Tudo se complementa no final. :3

      Excluir
  3. Acho lindo que tua felicidade seja mais concentrada no coletivo, isso me emociona muito. O quinto item, me deixou pensativa. são poucas as pessoas que pensam assim. Hoje em dias as pessoas só pensam em si mesmas.

    ps:Fiquei maravilhada com esse post *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quinto item você se refere ao "Deus e toda a sua criação"? Se sim, dê uma olhada na doutrina espírita/kardecista, é muito interessante e tem vários adeptos no Brasil!

      E aaaw, obrigada, fico feliz que meu texto tocou teu coração também (afinal, tocar o coração das pessoas é algo que me faz feliz, né? haha).

      Excluir
  4. Como pode rs O que te faz feliz de fato é a felicidade alheia, coração doce o seu rs Não, não estou tirando onda, estou sendo sincero, sou bem diferente e ver atitudes e pensamentos como o seu me encantam :3

    Passe bem, Mry :p
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é SÓ a felicidade alheia né, tenho minha dose de individualidade e meu ego não é totalmente dissolvido, então tem muita coisa que "só diz respeito a mim" que me faz feliz... Mas quando penso em algo assim mais profundo, são essas coisas que me deixam mais feliz mesmo: que o mundo esteja bem e em paz. ♥

      Excluir
  5. Que texto mais lindo, Mry. Fico feliz de ter seu cantinho no meu feed s2 Se isso aqui fosse um tumblr eu estaria reblogando e fazendo das suas palavras minhas também.
    Me sinto tão bem vendo que há pessoas assim também, que acreditam que a diferença parte de nós e que podemos transformar os dias de outras pessoas. Que tem a felicidade baseada nisso, em ajudar o próximo.
    Por dentro, você é ainda mais bonita do que eu pensava que era.
    Lindo, lindo texto <3
    mil beijos

    e, como sempre, mudando o theme toda hora e mantendo a beleza maravilhosa s2

    Ah, só mais uma pergunta: seu theme antigo do themexpose, você tinha comprado ou era a versão free? Desculpa se parecer incherida, é só uma dúvida mesmo kk. Beijo

    ResponderExcluir