Páginas

domingo, 11 de janeiro de 2015

Um mundo de oito ou oitenta

Ambivalência
s.f. Caráter daquilo que possui dois aspectos radicalmente diferentes.
Psicologia Simultaneidade de dois sentimentos opostos.


Não sei se fui eu que cresci e amadureci ou se realmente foi o mundo inteiro que deu a volta e as pessoas começaram a se preocupar mais com assuntos políticos, assumindo posições e escrevendo artigos, espalhando a palavra e fazendo mais e mais pessoas pensarem a respeito. Por um lado, eu adoro isso - são justamente os contrastes que fazem a vida mais interessante e fazem as coisas irem pra frente -, mas por outro lado eu tenho um certo medo de onde as coisas vão parar.

Em um momento em que cada indivíduo ou é de direita ou de esquerda, ou feminista ou machista, ou anti-cota ou totalmente a favor, eu me encontro em um mar de argumentos bons e ruins de todos os lados e, mais do que nunca, não consigo me definir, me posicionar, fazer alguma coisa. Eu sou privilegiada porque sou branca, mas sou oprimida porque sou mulher. Eu sou privilegiada porque todos acham que sou hétero, mas na verdade eu poderia muito bem ser oprimida por não querer definir minha sexualidade uma vez que nem eu mesma tenho certeza. Eu sou privilegiada porque sou classe média, mas ninguém sabe que nasci em uma parte pobre do Rio de Janeiro. Hoje mesmo as pessoas ou são Charlie Hebdo, ou são totalmente contra mostrar compaixão por causa da generalização do mundo islâmico.

E eu que já vi os dois lados da moeda, onde fico?

Nenhum comentário

Postar um comentário